Próximos eventos
Nenhum evento
Vídeos
Newsletter


Receber em HTML?

Centenário de Álvaro Cunhal

 

alvaro1 

 

A Comissão de Freguesia de Ervidel do PCP promoveu hoje, dia 7 de Abril, uma sessão evocativa e homenagem a Álvaro Cunhal – nas suas dimensões intelectual, artística, humana e militante.

Continuar...

 

Moção aprovada na Assembleia Municipal de Fevereiro de 2013 - Condicionamentos de estradas do concelho

estrada_municipal_527_a

estrada_municipal_527_e

Moção - Condicionamentos de estradas do concelho


Decorrem trabalhos na freguesia de Ervidel relativos ao Plano de Rega do Alqueva, obra a cargo da EDIA. Obras bem vindas e quando concluídas, certamente concorrerão para uma maior valia no panorama da agricultura no nosso concelho, premiando a justeza de posições dos alentejanos, que reiteradamente têm vindo a reclamar a concretização de obras desta natureza.

Em resultado destas obras, as vias nacionais e municipais têm vindo a degradar-se de forma acelerada, onde a destruição especialmente da EN 2 e E.M. 527 são uma evidência eloquente.

Como consequência direta deste calamitoso estado, estão em situação de grande degradação. Essa degradação é visível tanto no piso como na deterioração das bermas, com implicações no sistema de drenagem que em muitos casos não funciona ou promove a acumulação de água no piso. Buracos nas faixas de rodagem e um piso permanentemente coberto de lama tornam estas estradas muito perigosas.

Perante este cenário, denunciamos a forma pouco cuidada como estas obras estão a ser feitas e sobretudo responsabilizamos os seus executores por eventuais danos materiais e consequências para a integridade física de seres humanos, que poderão acontecer.

A Assembleia Municipal de Aljustrel, reunida a 28 de Fevereiro de 2013 delibera:

1 – Reclamar a garantia a quem de direito, que após a conclusão das obras sejam repostas as situações anteriormente existentes e pelo menos no caso da EM 527, que era bastante boa e, que no anterior mandato foi totalmente recuperada pelo município de Aljustrel, num investimento de cerca de um milhão de euros.

2 - Exigir que, enquanto não se realizam as obras, sejam mantidas condições de segurança para quem circula nas estradas.

3 - Solicitar para que a Câmara Municipal de Aljustrel intensificar as diligências junto dos responsáveis pela situação criada, no sentido de encontrar soluções para minimizar as consequências dos constrangimentos na circulação rodoviária, desviando o trânsito pesado para os caminhos rurais, de forma a não causar transtornos nas vias municipais e nacionais, reabilitando também assim os caminhos rurais do concelho.

 

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Aljustrel

 

(Moção aprovada por unânimidade).

Continuar...

 

Almoço comemorativo do 92º aniversário do PCP e homenagem ao Francisco Nilha

02032013a

A comemoração do 92º aniversário do PCP em Aljustrel, decorreu no dia 2 de Março de 2013 em ambiente de festa e de grande confiança, contou também com a presença de Dias Coelho (membro da Comissão Política do Comité Central do PCP).

A data foi assinalada através de um almoço que reuniu mais de uma centena de pessoas, onde Dias Coelho (membro da Comissão Política do Comité Central do PCP), na sua intervenção, evocou o Partido com características distintas de qualquer outro, orgulhoso da sua história ímpar, integra no seu aniversário a evocação de uma história gloriosa com a acção abnegada de gerações de comunistas ao serviço da classe operária, dos trabalhadores, do povo português, do seu projecto patriótico e internacionalista. Neste ano de 2013, com a dimensão da intervenção na luta de todos os dias, o colectivo partidário, os militantes do Partido e da Juventude Comunista Portuguesa, profundamente ligados aos trabalhadores, à juventude, ao povo, dignos da história de luta de gerações, assumem com coragem, entusiasmo e determinação, o reforço do Partido, a luta pela democracia avançada, por uma sociedade nova, liberta da exploração e da opressão, o socialismo e o comunismo.

Durante o almoço foi realizada a justa homenagem a Francisco Nilha. O "Chico" Nilha é para as gerações mais novas, um símbolo de resistência ao fascismo. Pagou uma pesada fatura na defesa dos direitos dos trabalhadores, bem como na luta pela democracia e pela liberdade tendo sempre presente, o cumprimento da linha do nosso partido.

02032013i 

Continuar...

 

Moção aprovada na Assembleia Municipal de Fevereiro de 2013 - Em defesa do Poder Local Democrático

MOÇÃO 

Em defesa do Poder Local Democrático

Nunca como hoje o Poder Local Democrático sofreu um ataque tão profundo e diversificado, nunca o pilar do Estado Democrático tecido de proximidade e participação foi tão fortemente abalado.

Sob um manto de loas e incenso às suas realizações concretas e por detrás de uma cortina farisaica de discursos sobre modernidade emergem propósitos de amputar o Poder Local de características que lhe são essenciais, de recursos financeiros e de meios humanos e técnicos necessários à sua ação.

A mentirola da escala pretende legitimar a destruição de mais de um milhar de freguesias e, a breve prazo, a liquidação de algumas dezenas de municípios.

Continuar...

 

Moção aprovada na Assembleia Municipal de Fevereiro de 2013 - Em defesa da Água Pública

MOÇÃO/DELIBERAÇÃO

(Em Defesa da Água Pública)

 

A água é, indiscutivelmente, um elemento essencial à vida, tal como a conhecemos, e mais concretamente, à vida humana. É inegável a importância da água nas suas várias manifestações, mais ou menos conhecidas, desde logo a sua presença determinante no equilíbrio do nosso planeta e na composição do corpo humano.

Continuar...

 

Moção aprovada na Assembleia Municipal de Fevereiro de 2013 - Em defesa da Escola Pública

Em defesa da Escola Pública!

 

No contexto da crise generalizada e muito grave que o país atravessa, estamos perante a abertura do ano lectivo mais preocupante desde o 25 de Abril.

De facto, a única orientação estratégica da atual política educativa consiste em cortar milhões na educação, destruir a escola pública e acentuar a discriminação. Sendo a educação, não apenas um direito universal dos cidadãos, mas também um sector estratégico fundamental de desenvolvimento, a ação governativa constitui um poderoso factor de agravamento de uma política de classe que discrimina os estudantes economicamente mais desfavorecidos. Replica e amplia na escola as profundas desigualdades sociais, num contexto socioeconómico que exige precisamente o contrário, e compromete o futuro do país.

Continuar...

 

Em defesa do Concelho de Aljustrel

jramos 

O Deputado João Ramos (PCP), questiona o Ministro da Economia e do Emprego sobre as Estradas deterioradas no decorrer das obras de construção das infraestruturas de rega de Alqueva e o Ministro da Saúde sobre a Extensão de saúde de Rio de Moinhos.

Continuar...