Próximos eventos
Nenhum evento
Vídeos
Newsletter


Receber em HTML?

PROPOSTAS DOS VEREADORES DA CDU PARA O PLANO DE ACTIVIDADES DA CÂMARA PARA 2016

cma1

 

Visando dar alguns contributos julgados oportunos e inadiáveis para o desenvolvimento do concelho, os vereadores da CDU propõem a inclusão de algumas propostas a inserir nas Grandes Opções do Plano e no Orçamento da Câmara Municipal de Aljustrel para 2016, com o objectivo claro de valorizar o nosso concelho:

 

 

PROPOSTAS DOS VEREADORES DA CDU

PARA O PLANO DE ACTIVIDADES 2016

 

 

  1. Remodelação total das infra-estruturas dos Bairros Mineiros de Algares e Plano.

Actualmente a câmara é detentora do património sobrante, como consequência da operação de loteamento efectuada, não restando nesta fase do processo qualquer argumento válido que impeça a sua concretização. Além do mais, a câmara tem vindo a efectuar algumas vendas do referido património, arrecadando assim algumas verbas que podem e devem de contribuir para as obras almejadas, onde se deverá incluir também, a requalificação do antigo Campo das Minas em Val d’Oca para Parque Desportivo e Zona de Lazer;

 

  1. Avanço efectivo com a variante à Vila de Aljustrel.

Elaboração do projecto técnico da variante à vila de Aljustrel, bem como o início das expropriações dos terrenos envolvidos na futura operação.

 

  1. Aquisição de Terreno e Construção do Centro Cultural de Messejana.

Esta comunidade carece de um espaço cultural e comunitário que dinamize e envolva as várias faixas etárias da freguesia.

 

  1. Ampliação da Zona Industrial de Aljustrel ou em alternativa a implementação de um novo espaço, colmatando assim, a ausência sentida de espaços para a fixação de potenciais unidades empresariais.

Aljustrel não pode continuar a registar uma ausência total de oferta de lotes para instalação de unidades industriais, obstaculizando assim, a diversificação da sua base económica.

 

  1. Início das obras para a implementação da Zona de Actividades Económicas de Ervidel.

Processo que se arrasta há vários anos e que urge iniciar, dando assim satisfação à mais que provável procura por parte de investidores na área da agricultura de regadio, potenciando assim o perímetro de rega implementado e em funcionamento.

 

  1. Retoma do processo para a construção do Arquivo Municipal e do Museu do Tipógrafo e das Artes Gráficas.

Depois da recém gorada hipótese de construção deste importante equipamento, importa não perder de vista a sua efetiva construção.

 

  1. Valorização da rede viária municipal e dos arruamentos nos diversos
    aglomerados do concelho.

Impõe-se concluir a reabilitação das estradas municipais, entretanto interrompida, e realizar ações de destinadas à sua manutenção, dando assim sequência a uma acção de melhoria gradual da rede viária.

 

  1. Melhoria da rede de caminhos rurais e vicinais.

O município com os seus meios humanos e utilizando a maquinaria que dispõe,
deverá avançar em 2016 com um plano de melhoria das vias rurais e vicinais.

 

  1. Construção de um novo cemitério ou a ampliação do existente em Aljustrel.

O atual cemitério encontra-se praticamente esgotado, sem contudo existir um projeto técnico para a possível ampliação do existente ou a criação de um novo. Entretanto, a câmara tem vindo a arrecadar significativas verbas resultantes das vendas de terrenos de sepulturas as quais, deveriam de ser canalizadas para a sua efectiva ampliação;

  1. Infra-estruturação do Plano de Pormenor do Monte Branco em S. João
    de Negrilhos.

Em virtude da existência de moradias concluídas neste loteamento, torna-se oportuno e urgente a execução das infra-estruturas do loteamento.

 

  1. Melhoria do abrigo do parque de estacionamento da praça de táxis em Aljustrel.

  1. Construção de uma via pedonal entre o cemitério e a entrada da aldeia de Ervidel (EN2).

O caminho existente entre a aldeia e o cemitério é bastante utilizado, quer para a prática desportiva, mais concretamente nas caminhadas, quer para o acesso àquele equipamento; tendo em consideração esta utilização, a qual é feita atravessando a EN2, o que comporta sérios riscos de segurança, assim, é de primordial e urgente importância a criação de uma via pedonal.

 

  1. Requalificação dos polidesportivos da Aldeia Nova e de Jungeiros.

Estes equipamentos carecem de obras de requalificação, uma vez que já apresentam desgaste de utilização. Pretende-se assim o melhoramento do espaço tornando-o mais atractivo e em condições para as actividades desportivas.

 

  1. Remodelação da Praça da República em Ervidel.

Incompreensivelmente esta freguesia não foi objecto de qualquer regeneração urbana no último Quadro Comunitário de Apoio, à imagem das outras freguesias do concelho, contrariando as reivindicações dos executivos da respectiva junta de freguesia

 

  1. Na área da saúde reforçamos o propósito para a construção imediata da Extensão de Saúde de Messejana e a de Rio de Moinhos.

A população de Rio de Moinhos há muito tempo que anseia e reivindica a construção desta Extensão de Saúde para poderem ai retomar as consultas e assistência médica. Quanto à Freguesia de Messejana propomos que sejam tomadas, com carater de urgência, as diligências necessárias para a construção de novas instalações, uma vez que as atuais não apresentam as condições necessárias de acessibilidade e salubridade.

 

  1. Criação de um Espaço Verde de Lazer em Jungeiros;

  1. Requalificar o Recinto da Feira na Aldeia Nova de São João de Negrilhos, dotando-o de instalações sanitárias;

 

  1. Medidas efectivas no melhoramento da qualidade do ar na Vila de Aljustrel.
    A qualidade do ar tem que merecer uma atenção especial por parte da câmara,
    introduzindo medidas de fiscalização efectiva, socorrendo-se para tal de registos fidedignos e sistemáticos, não obstante de continuar a insistir, junto da administração da empresa concessionária, a normalização da situação vivida. Propomos que se estude a implementação de um "pulmão" verde a poente/norte da vila, para atenuar os efeitos da exploração mineira, quer na produção de ruídos, quer de poeiras.
  2. Início do processo de Construção da Sede do Clube TT “Trilhos do Roxo”;

  1. Aquisição do Edifício da Sede da Associação Columbófila Estrela Alentejana;

  1. Aquisição de nova sede para Grupo Desportivo de Messejana ou melhoria da acessibilidade da actual.

 

  1. Aquisição de terreno para ampliação da sede do NARM.

 

  1. Adaptação de um espaço no mercado Municipal para albergar o Posto Turismo;

Propomos que seja relocalizado o edifício do Posto de Turismo, de forma que este seja mais atractivo e que a informação de promoção do concelho esteja acessível a todos os munícipes e visitantes. Por outro lado, a atual localização do posto de turismo não satisfaz as condições mínimas de acessibilidade, sendo vantajosa a sua localização num ponto central e de destaque;

 

  1. Remoção das Estruturas contendo AMIANTO no antigo CAIM e outros edifícios sob a responsabilidade do município;

Para salvaguardar a saúde pública dos aljustrelenses torna-se como prioritário a remoção cuidada das estruturas que contenham amianto. Esta proposta prende-se ainda com as obrigações legais impostas sobre o tema.

 

  1. Prolongamento da Ciclovia de Aljustrel (entre a Bandeirinha Branca e a Entrada Nascente da Vila de Aljustrel);

Esta infra-estrutura carece de uma continuidade, promovendo desta forma o desenvolvimento de actividades desportivas.

 

  1. Substituição do piso sintético do Campo de Futebol de Aljustrel.

Este equipamento desportivo entrou em funcionamento no ano de 2002, com uma intensa actividade contribuindo para o seu desgaste acelerado, apresentando neste momento fortes deficiências para a prática desportiva. Esta situação impõe a tomada de medidas que determinem a conclusão da Zona Desportiva de Aljustrel, com destaque para a criação do Campo de Treinos;

 

  1. Aplicação de piso sintético nos Campos de Futebol das freguesias à média de um por ano.

Propomos a adopção de medidas, de forma a que as freguesias adquiram progressivamente melhores condições para a prática desportiva, extensíveis a todas as camadas etárias, pretendendo também assim valorizar, melhorar e alargar as potencialidades dos equipamentos desportivos em todo o concelho.

 

  1. Início do processo de Construção de Espaço Verde e de Lazer junto ao Polidesportivo do Bairro de São Brás em Messejana com circuito manutenção e parque de merendas;

  1. Construção de ETAR na Aldeia dos Elvas e a do Carregueiro;

As atuais “Fossas” encontram-se obsoletas e a necessitar urgentemente da sua substituição pela construção ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) para o cumprimentos dos parâmetros dos afluentes conforme estabelecido legalmente.

 

  1. Dinamizar e Promover a Zona de Atividades Económicas de Messejana;

  1. Construção de uma conduta em Montes Velhos, entre a localidade e os Depósitos de Abastecimento de Água, de forma a solucionar as falhas frequentes de abastecimento de água;

  1. Melhoramento progressivo da iluminação pública em todo o concelho com aplicação de luminárias equipadas com lâmpadas “led”;

Com os melhores cumprimentos.

 

Aljustrel, 28 de Outubro de 2015

Os Vereadores Eleitos pela CDU na Câmara Municipal de Aljustrel

 

Actualizado em (Domingo, 08 Novembro 2015 17:12)